sexta-feira, 13 de maio de 2011

♫ But I'm not the only one....

Estes docinhos estavam plantados na minha cabeça desde sempre...
(Clique para aumentar)
Uvas passas recheadas com bala de ovo, na cesta.
Minha avó me contou sobre esta receita, mais de uma vez.
Eu nunca tinha visto uma foto, nunca tinha ouvido falar em outro lugar.
Pra mim, aquelas uvas passas tinham
 um significado todo especial, exclusivo.
Sempre pensava : "Minha avó fez uvas passas recheadas.
No cacho! Imagina o trabalho?!"
Até que, anos depois, na casa dela folheando um
livro de receitas, achei a foto da tão falada (e imaginada)
cesta com cacho de uvas passas recheadas.
Ainda assim, a ficha não caiu.
Mesmo depois de ter visto a foto no livro, lido a receita,
 continuei tendo aquela cesta na minha
cabeça como algo feito somente por ela.
Não parei por aí.
Achei, dias depois, um lugar onde vendia cachos de uvas passas.
Comprei.
Fiz o doce de gemas com açúcar.
Cortei as pontinhas das uvas passas, uma por uma,
quase chorando de emoção (não, eu não estou exagerando).


A cada passa que se soltava do cacho, o coração acelerava.
Perdí umas 4. Não teve jeito...
Ai, já sei, contou meia dúzia no pratinho.
Ooops, não deu pra esconder!
Fiz as bolinhas com o recheio, e fui recheando, uma a uma.

No dia seguinte às passas, contei, feliz da vida à uma
colega do curso de foto gourmet que
havia feito as passas, e ela me disse: "Eu também"!
Na hora, juro que pensei comigo mesma:
 "Como assim, as minhas uvas passas, as passas da minha avó"?!
Mas ela acabou me dando dicas preciosas,
de como o trabalho é facilitado ao deixar as passas hidratando,
e de utilizar uma tesourinha de unha para cortar as passas.
(Obrigada, Letícia, vou tentar!)
Ah, sem contar com a finalização, que eu estava em dúvida:
 devo ou não polvilhar açúcar cristal no recheio?
Bom, depois disso, passei na casa da minha avó,
 e contei a história toda pra ela, e ela me disse:
- "Claro, Denise, você acha que eu tirei a receita de onde?
Nós a vimos no livro, você não se lembra"?
Chegando em casa, não pude deixar de fazer o óbvio,
 procurar no Google imagens.
Olha o que eu achei:

E esta é a foto retirada do livro de receitas da minha avó:
 Não, eu não sou a única, mas estas,
com certeza, ficarão na memória!