segunda-feira, 25 de abril de 2011

Nossas apresentações...

A minha:
Sou Denise, tenho 32 anos, sou de Santo André.
Me formei em Hotelaria, no tempo que ainda não haviam faculdades de Gastronomia. Hoje em dia são quase 100!
Mas não deixei de seguir minha paixão: trabalho na área desde 2001, onde comecei estagiando.
Estagiei com chefes franceses aqui no Brasil, por caterings conhecidos, incluindo aí a culinária kosher, com influências da minha avó paterna e a culinária impecável da minha avó materna, além também de ter estagiado com o chefe Alex Atala por muito tempo, com quem participei de diversos eventos em 2001 e 2002.
Depois destes vários estágios por aqui, parti rumo à Oslo, na Noruega, onde estagiei no Restaurante Bagatelle, com o chefe Eyvind Hellstrøm, um restaurante duas estrelas no guia Michelin.
O motivo de escolher a Noruega?
Por já ter vivido no país em um intercâmbio estudantil, por falar o idioma (sim, norueguês!!), e por os chefes escandinavos estarem em alta - algo que continuam até hoje.
Apesar de não se falar muito da culinária escandinava, o Noma foi classificado como "melhor restaurante do mundo" por dois anos consecutivos, três países escandinavos foram os três primeiros colocados no último concurso Bocuse D'or (Dinamarca, Suécia e Noruega)...
Este sucesso não é de agora, no ano que fui para lá, o chefe vencedor havia sido um norueguês.
Por lá, acabei ficando por sete anos!
Aprendi muito, aproveitei muito, e agora estou de volta!
O blog:
Por que PF?
PF de prato feito, porque aqui vou publicar receitas elaboradas ou testadas por mim.
PF de prato e foto, porque aqui vou fotografar pratos e tudo relacionado à Gastronomia:  ingredientes, pratos, restaurantes, feiras, mercados...
PF de prato e fato, pois além de ter trabalhado neste universo por anos, sou uma amante da Gastronomia.
Participei de vários cursos e workshops na área.
Aqui também vou comentar sobre artigos e livros relacionados ao tema, restaurantes visitados e curiosidades.
Seja bem-vindo, seja bem-vinda.