segunda-feira, 25 de abril de 2011

Comida-modelo

Sempre gostei de montar os pratos.
Ficar lá, imaginando que "cara" o prato vai ter! 
Amo fotografar.
Ainda lá na Noruega, fiz um curso de Design Gráfico, pra unir uma coisa a outra.
Trabalhar com food styling, em algum site de gastronomia...
Acabei indo trabalhar com o Marketing de uma empresa de peixes e frutos do mar por lá,
 a Sjøveien (Caminho do Mar).
Adorei!
Lá montei toda a identidade visual da empresa, o cardápio,
 a montagem dos pratos, as fotos para divulgação...
(Clique para aumentar)
Agora, de volta ao Brasil, encontrei um curso que achei a minha cara: Foto Gourmet!
Estou gostando bastante, mesmo não entendendo tanto de técnicas fotográficas
e das 1001 funções de uma câmera...
Com as dicas certas, o resultado desejado fica muito mais fácil de se alcançar.
Mas não posso deixar de dizer que continuo usando o Photoshop em algumas fotos.
... não para disfarçar nenhuma celulite na maçã (!) ou espinha no tomate!
Mas um efeito ou outro, de vez em quando, eu acho que cai super bem.
Talvez sejam influências do curso de Design...
Limão, tomates e maçã verde foram alguns de nossos "modelos" nas últimas aulas!
Olha os tomates e os fusillis posando pra foto aqui:
(Clique para aumentar)

Os figos
Para a 6ª feira Santa, eu comprei uns figos cristalizados, para acompanhar o cafézinho,
e para satisfazer os meus avós.
Semana passada conversávamos sobre os figos durante um almoço,
 e surgiu no papo o figo cristalizado.
Depois, ao ver um livro de receitas antigo, lá estava ele de novo.
E eles saudosos, falaram: "Puxa, faz tanto tempo que não comemos figos glaçados"...
Ao passar pelo mercadão para comprar umas frutas,
 lá estavam eles, os tão saudosos figos doces, suculentos,
 com aquela casquinha crocante e açucarada!
Levei alguns para o "pós sobremesa", e foram sucesso absoluto!
Prometi voltar lá para comprar mais, e hoje, ao ir buscar os
 figuinhos glaçados, acabei levando um pouco mais que isso:
figos frescos, figos verdes e figos secos - só não levei os figos em calda.
No caminho pra casa, fui pensando no que fazer com eles.
Uma sessão de fotos!
Tenho um livro que usava no curso de Design Gráfico
que tem uma foto de uns figos que eu acho linda.
O figo quase não tem aquela parte branca , e é mais escuro...
Olha só:
(Clique para aumentar)
Aqueles figos e aquela foto me deram a idéia de tirar as fotos de hoje.
(Clique para aumentar)

Já estou pensando em alguma outra fruta fotogênica pra próxima sessão! Alguma sugestão?!

PS: Correção feita pela minha avó querida, que ao ler o blog, disse:
"Denise, os são figos glaçados, e não cristalizados".
Já corrigi, vó!!