domingo, 1 de maio de 2011

Ali e o alho


(Clique para aumentar)
Se tem um cara que eu acompanho já faz um tempo e admiro,
 é o norueguês Charles Tjessem.
Em 2003, ele ganhou o Bocuse D'or.
Foi minha inspiração para que eu fosse pra lá...
Sempre acompanhei, mesmo ele sendo meio averso à mídia e não tão comercial assim.

Já ouvi muitas críticas e suspeitas sobre o Bocuse D'or,
 inclusive a de que os países nórdicos só têm se saído bem por terem
acordos com a organização do concurso.
Os peixes e frutos do mar noruegueses são utilizados como um dos ingredientes
 principais à serem trabalhado, e isso eu compreendo bem,
e não vejo como um facilitador de títulos.
Este ano, deu Dinamarca, Suécia e Noruega.
Em 2009, Noruega, Suécia e França. 
Estes países levam isso bem à sério.
Eles têm seus times, que já estão desenvolvendo as receitas para o próximo campeonato,
repetindo várias e várias vezes cada etapa de cada um dos pratos,
até se atingir a perfeição, cada um sabendo exatamente o que fazer...
Ano que vem, a representante da Dinamarca vai ser uma mulher, sabia?!
Admirável! Adorei!
Admiro também como eles valorizam o grupo, mesmo apenas sendo um que leva o título.
O nome do Restaurante do norueguês que eu falei é
Charles og de (algo como Charles e os caras).
Apesar de Charles ser o cara que ganhou o prêmio, os caras que o
 ajudaram a chegar lá também aparecem no nome do Restaurante.
O René Redzepi, ano passado, quando ganhou o prêmio de melhor restaurante do mundo,
 subiu com a sua equipe no palco, e todos estavam usando uma camiseta com a foto
do lavador de pratos, o Ali, que não tinha recebido
 seu visto, e não pôde ir junto com a equipe.
E o discurso do Chefe?
"Esse prêmio é fruto de um trabalho em equipe".
Nem precisa falar mais nada, né?! ...

Bom, voltando ao Tjessem, eu realmente gosto bastante das
combinações dele, como o purê de alho, por exemplo.
São 50 dentes de alho, 1 litro de leite integral, o suco de uma laranja,
 um pouquinho de manteiga  e algumas horas de forno...
(Clique para aumentar)
(Clique para aumentar)
É, dá um pouquinho de trabalho.
Mas fica suave, e cai bem com muita coisa.
Carnes, aves, pão assado, massa...
Eu sei, sem trocadilhos, que é alho pra caramba!
E sei que é bom!