sábado, 30 de abril de 2011

O kiwizinho feio...

Kiwi nunca esteve entre as minhas frutas favoritas.
São daquelas que eu tentava não "pescar" na salada de frutas...
Também não é daquelas coisas que eu não gosto de primeira, 
mas depois vou experimentando outras vezes, tentando gostar.
Entre as frutas, o kiwi para mim, sempre foi um "patinho feio",
 apesar de a fruta, em si, ser bem bonita.
Você sabia que o kiwi, por ter muita clorofila,  é uma das poucas frutas que
mantém a coloração verde depois de já madura?
Não? Nem eu!
Nunca me interessei por ela, e nem aqueles apelos tipo
"rica em vitamina C" me fizeram consumí-la...
A groselha chinesa (sim, esse era o nome original da fruta), foi rebatizada de kiwi
por causa daquele pássaro neozelandês que é parecido com a fruta,
e também para evitar os impostos cobrados às groselhas e melões exportadas para os Estados Unidos.
Eu tenho um kiwi que me acompanha já faz alguns anos, comprado na Nova Zelândia,
que eu acho bem bonitinho, mas o kiwi fruta não entrava na minha lista de compras fazia tempo.

Meu kiwizinho
Bom, aí entra a lista de frutas fotogênicas que eu comentava alguns dias arás...
Acho o kiwi uma fruta bonita.
Pensei em tirar umas fotos com ele, e depois fazer algo que me agradasse.
Do pavlova que fiz na Páscoa, sobraram dois pequenos
(sim, eu usei alguns kiwis, por causa do colorido,
entre as tantas outras frutas dessa sobremesa),
que já estavam bem madurinhos...
Comprei mais um, um pouco maior e mais firme.
Os maduros não estavam bonitos pra sair na foto
(acho que nem uma sessão de Photoshop ajudaria),
e o outro, mais novo, não tinha aquela cor vibrante que eu estava esperando.

O pálido kiwi...
Pensando no que iria fazer com aqueles patinhos feios (ou kiwizinhos), eu pensei
em uma geléia azedinha, com um toque de maracujá azedo.
Coloquei os três kiwis na panela, cozinhei com um pouco de suco de abacaxi,
maracujá azedo, açúcar e gelatina sem sabor.
Isso porque queria uma geléia azedinha e rápida - 
estava morrendo de fome!
Cortei umas fatias de pão italiano, dourei elas na manteiga,
coloquei uma fatia de queijo brie em cada, e levei ao forno elétrico.
Uma colherzinha da geléia por cima do queijo, e umas lascas de amêndoas
e, pronto, a transformação estava feita:
De patinho feio pra um cisne lindo que eu nunca imaginava encontrar escondido
atrás daquela fruta por mim quase rejeitada!
Ficou uma delícia.
Não só as fotos ficaram bem melhores depois da transformação kiwi / geléia,
como o sabor da fruta ganhou muitos pontos no meu caderninho!
A geléia de kiwi com maracujá
Aqui, sobre a torrada com brie e amêndoas
Será que a carambola também vai me surpreender?
Deixar aquele posto de "fruta decorativa"
pra virar fruta que eu gosto na foto e no prato?