sábado, 28 de maio de 2011

Eu quero igual ao da foto!

Qual o primeiro sentido utilizado numa
situação onde iremos escolher o que comer?
Ok, se não estivermos com "aquela" vontade de algo específico naquele dia,
se não estiver "naqueles dias" (porque aí vai ser só chocolate, mesmo),
e nem estivermos sentindo um cheirinho específico -
 tipo cheiro de pipoca, cheiro de bolo de cholocate ou mesmo cheiro de
 um cafézinho recém passado, devo dizer que a foto do prato irá influenciar muito, certo?!
"Comemos primeiro com os olhos"
No curso de foto gourmet, aprendemos, além das dicas e técnicas fotográficas,
dicas de como devemos montar os pratos,
a importância do ponto de cozimento, do choque térmico em alguns alimentos...
Muito do que vemos nas fotos, não corresponde ao prato em si, e isso é certo!
Basta ver este vídeo aqui, de uma montagem de um hamburguer:


Eu vivo sempre lembrando do Michael Douglas no filme
 "Um Dia de Fúria", que, no auge da sua fúria, sai atirando em todo mundo,
depois de pedir um "sanduíche igual ao da foto", e receber algo totalmente diferente...
Fui uma vez em uma palestra com um crítico de gastronomia,
e ele falou da importância de não "enfeitar" nem exagerar demais na foto,
que ele discorda que devam existir dois tipo de prato,
 o "prato pra servir" e o "prato pra fotografar"...

(Clique na foto para aumentar)
Algumas pessoas me perguntaram se estas fotos
que aparecem aqui em cima no PF são minhas.
Sim, são!
E as receitas são minhas também.
Caso você um dia venha a fazer uma dessas receitas,
pode estar certo de que elas correspondem à foto.
Não gosto nada de receitas ilustradas por fotos retiradas de outro lugar...
Bom, aos poucos, vou colocando as receitas destas fotos que ilustram o blog:

"O gordo e o magro"
Filé de bacalhau fresco, envolto em fatias de bacon,
assado, com cebola roxa e salada em torre de pepino e tomate.
(Clique na foto para aumentar)

"Franguinho Feliz"
Lavado na cachaça e sentado na cerveja (fica  d-i-v-i-n-o, e é muito fácil de fazer)!

(Clique na foto para aumentar)
"Bacalhau Lemon Pepper"
Filé de bacalhau fresco lemon pepper, salada de tomates cereja com bacon
e alecrim e cebola agridoce
  
(Clique na foto para aumentar)

"Blinis"  
Blinis diversos, com salmão curado, espinafre, ovos em camadas, pepino...
(Clique na foto para aumentar)

"Bolinhos de Canela"
E os bolinhos de canela com blueberries e nozes (que eu já comentei neste post aqui).

(Clique na foto para aumentar)
Estas fotos são de pratos de verdade, com receitas de verdade,
que dão certo, algo que eu acho super importante,
 já que fico decepcionada quando isso não acontece.
Mas, tem uma foto em que eu "dei um truque",
devo confessar, e é esta aqui:

(Clique na foto para aumentar)
Sim, eu usei uns pedaços de cenoura e abóbora cozidos como suporte para os camarões.
Ou, como eu teria feito para que estes camarões ficassem visíveis na foto, sem que afundassem?! ;)