terça-feira, 31 de maio de 2011

Será que dá pra viver sem?

Sem carne vermelha?
Ok... Há tantos vegetarianos por aí...
Sem leite?
Há os intolerantes.
Sem açúcar?
Entendo...
Conheço pessoas que não digerem bem o pimentão,
 acham o rabanete indigesto...
Sem cebola?
No, no, no...
Sabe, já fui uma "daquelas que não comia cebola".
Mas eu tinha uns 12 anos, e não durou muito tempo... (ainda bem)!
Atualmente, pode até haver algo que o sabor não me agrade muito,
 mas a lista não é grande, e eu não faço restrições ao experimentar algo diferente.
Hoje, pensando nos tempos em que quase cheguei a separar
aquela cebola picadinha no tempero da carne moída, resolvi fazer uma sopa de cebola.
Queria o caldo mais claro, não aquela sopa (que eu também adoro),
 de cebola dourada, gratinada.
Queria uma sopa de cebola que me aquecesse
 e fosse refrescante ao mesmo tempo.
E cheguei nessa sopa aqui:
(Clique na foto para aumentar)
Não está vendo a sopa, né?
É que ela está alí no fundo.
Fiz uma sopa com cebolas bem frescas,
 fatiei elas em fatias beeeeeeeem fininhas, dei uma rápida refogada na manteiga,
 já com um pouquinho de água, e fui acrescentando água com sal aos poucos.
Fiz isso por quase uma hora - o caldinho foi se formando,
 cada vez com mais gosto de cebola, e sem deixar dourar.
Depois fatiei um maçã bem vermelhinha, e coloquei na panela da sopa.
Um bom punhado de dill seco, e pronto, minha sopinha estava lá,
 linda e perfumada, quentinha do jeito que eu queria.
A parte do refrescante entrou nos cubinhos de
maçã e no creme azedo que servi à parte.
(Clique na foto para aumentar)

(Clique na foto para aumentar)
Um pouquinho de cebolas douradas na manteiga com açúcar deram
 um gostinho especial, e os croutons salteados com maneiga e dill, algo pra mastigar.
(Clique na foto para aumentar)
(Clique na foto para aumentar)
Ir acrescentando aos poucos, dando o toque pessoal na comida,
tem me agradado cada vez mais.
A maçã e os croutons sempre crocantes, o creme acrescentado
aos poucos, mantendo a temperatura da sopa...
E se tivesse mais um espaço nessa louça,
colocaria uma misturinha de dill, sal defumado...
(Clique na foto para aumentar)