segunda-feira, 11 de julho de 2011

Os clips de papel, o aerosol e o queijo marrom!

Uma semana longe do blog, e eu quase entrei em crise!
Mas foi uma semana muito bem aproveitada, onde viajei,
 trabalhei e me diverti bastante!
Além de ter colocado ordem na casa e na cabeça!
Tantos dias com tantas idéias, e eu aqui só tentando
 imaginar como colocá-las em prática.
Bom, se teve algo que não saiu da minha cabeça nestes dias,
 foi o queijo marrom.
(Clique na foto para aumentar)

Ontem resolvi fazer o pão integral de receita norueguesa
para saborear junto algumas fatias do queijo.
O que eu ganhei foi um Fløtemysost, que é um tipo de
queijo marrom feito de leite de vaca.
Ele tem um sabor suave, e é mais claro e um
dos favoritos do povo norueguês.
Para saborear o autêntico queijo marrom, eu fui atrás
de uma outra invenção norueguesa.
Porém, essa eu tenho quase certeza que a maioria das pessoas tem em casa:
o cortador de queijos!
Verdade, e não é a única invenção norueguesa.
Também vem da criatividade dos noruegueses a invenção do spray aerosol, 
dos clips de papel, do motor de barcos, do ski, entre outros.
Aqui vai um pouco da história do cortador de queijos:

(Clique na foto para aumentar)
O legal da Noruega é que o tradicional e o moderno andam sempre muito próximos.
Até no cortador de queijos!

(Clique na foto para aumentar)
Aqui, um cortador bem tradicional, com pequenos trolls!

(Clique na foto para aumentar)
E aqui, um cortador com um desgin mais moderno:

(Clique na foto para aumentar)
O pão demorou cerca de três horas para ficar pronto.
Quando o cheirinho foi tomando conta da casa, já providenciei umas boas fatias de queijo marrom e um copo de leite integral geladinho!

(Clique na foto para aumentar)
A casquinha do pão ficou crocante, e o interior macio...
Muito bom...

(Clique na foto para aumentar)
Não tão pesado, nem tão leve - perfeito para acompanhar o meu queijinho.

(Clique na foto para aumentar)
Ao contrário do que muitos pensam, o pão mais consumido por lá não
 é aquele pão escuro e pesado.
E é este pão que representa o almoço da maior parte da população do país.
É consumido com manteiga e queijo, salame, presunto, caviar,
 sardinha com molho de tomate ou queijo marrom.
E a maioria das pessoas leva seu almoço de casa, tendo como única refeição
quente, o jantar, servido bem mais cedo que por aqui.
Aqui em casa, ele foi saboreado assim que ficou pronto - quase de madrugada!


E antes que eu me esqueça, eu estou finalizando a texto elaborado com as respostas que recebi com o desafio do ovo.
Vou publicar até o final da semana!