terça-feira, 12 de julho de 2011

Desconstruindo a receita (literalmente)

Como já disse por aqui antes, não sou daquelas que costuma
seguir à risca as receitas dos livros, revistas e sites,
 e sim me inspirar nelas, adaptando-as ao meu gosto ou necessidade.
Há um tempo atrás, tive a oportunidade de ver um
 livro de receitas que me chamou bastante a atenção.
Resolvi fazer uma receita inspirada nesse livro.
Os ingredientes não eram os mesmos.
O resultado final, tão pouco.
Na verdade, não havia sequer uma única palavra nos ingredientes
 nem no modo de preparo nas receitas deste livro.
Mas, se eu não me inspirei nos ingredientes e nem no
modo de preparo, qual foi a inspiração que este livro me trouxe?
Eu me inspirei na maneira como os ingredientes
 são mostrados nas fotos deste livro.
E na sua ausência de texto, sua ausência de uma receita com
medidas e descrições, pesos e modo de preparo!
O nome do livro: Feito em casa é melhor, da loja sueca Ikea.
Os ingredientes de um lado, dispostos de maneiras diferentes,
e a receita pronta do outro.

Os ingredientes (foto do livro)
(Clique na foto para aumentar)
E o resultado (foto do livro)
(Clique na foto para aumentar)
Na minha tentativa, escolhi fazer algo que já fazia um tempão
que estava com vontade - bolo de panqueca.
Adoro bolos de panqueca, e costumo fazer para fugir daquela
apresentação tradicional.
Já fiz bolos de panqueca salgados algumas vezes,
mas com certeza os doces têm popularidade garantida!
Fáceis de fazer, podem ter uma variação de componentes sem fim!
Já fiz de banana ouro com doce de leite e amendoim,
de blueberries com chantilly e geléia, compota de maçã com creme de canela...
Mas, definitivamente, a minha favorita é essa:
 Nutella com morangos, amêndoas e chocolate
(e mais chantilly e hortelã).
Os ingredientes:
(Clique na foto para aumentar)
 E o resultado final:
(Clique na foto para aumentar)

Posso dizer que adorei a idéia, pensando nos ingredientes separadamente
em uma foto, sem nenhuma descrição por escrito,
 apenas visual, e o resultado do outro lado!
E posso com convicção também dizer que....
Adoro bolo de panqueca!