domingo, 11 de dezembro de 2011

Digam ao polvo que eu fico!

Fico feliz em prepará-lo.
Tão feliz, que até esqueci de fotografá-lo 
depois de pronto....
Foram poucas fotos, mas muito sabor!

Já faz um tempinho que estou pra fazer um polvo, 
mas um polvo com responsabilidade 
para agradar um polvólatra: meu pai.
Atrás do polvo perfeito, já provei alguns com 
ele em andanças gastronômicas.
Até que dias atrás ele apareceu com um de 3 kg!
Pesquisa daqui, pergunta de lá, e cheguei 
em uma receitinha que me agradou bastante.
Primeiro devo dizer que adorei limpar o polvo!
Bom, polvo limpo, tentáculos cortados, foi hora 
de deixá-los sobre sal grossos.
Depois coloquei-os em uma panela 
com alguns pedaços de nabo.
Servi os tentáculos com brócolis cozidos 
(mas o "brócoli-brócoli mesmo", 
que eu acho tão mais saboroso, 
não o "tipo japonês"), tomate assado com redução 
de balsâmico e cebolinhas assadas em 
um papillote com sal defumado e azeite.

Acompanharam o polvo a batata da semana passada 
(com uma manteiguinha bem temperada) e uma 
salada de ovo que minha avó fazia, 
que é uma delícia, e que caiu super bem: 
uma dúzia de ovos cozidos e picados, e 
três cebolas bem picadinhas temperadas com azeite e sal.
Uma colherinha de raíz forte fresca pra finalizar,
 um vinho geladinho pra acompanhar, 
e não precisou de mais nada!
O polvo, quer dizer, o povo ficou feliz e satisfeito!