quarta-feira, 27 de abril de 2011

Nome, sobrenome, procedência, inspirações...

Tenho notado que cada vez mais os nomes dos pratos ocupam mais linhas do
que todos os ingredientes que os compõem.
Pérolas disso, espuma daquilo, crosta crocante daquilo outro...
Ok, concordo que descrevem o prato de uma boa maneira.
Mas o que diriam de um prato que contém um pré e um pós adjetivo ou descrição para cada um dos ingredientes usados na sua elaboração?
Hoje fiz uma sobremesa e não sabia bem como "batizá-la"...

Panna Cotta
Por definição, panna cotta é uma sobremesa típica da região do Piemonte, na Itália,
feita com natas, açúcar, gelatina e especiarias. 
A sobremesa que eu fiz, foi criada para utilizar a pitaya, uma fruta originária do México,
que tem um gostinho bem suave, e uma aparência bem diferente.
(Clique para aumentar)
Bom, minha sobremesa não levou as natas frescas italianas, levou o leite condensado cremoso brasileiro, não coloquei especiarias, mas sim frutas secas e amêndoas, e mesmo assim eu a batizei de
 "Panna Cotta de Pitaya".
Será que me deixei levar? Será que estou sendo influenciada pelos nomes e sobrenomes dos pratos?

(Clique para aumentar)
Bom, vou dar mais um exemplo.
Apresento aqui pra vocês uma criação minha:
"Arenque norueguês com fatias de limão tahiti, mix de ervas e pimentas, gema confitada com crispy de bacon servido com pão francês fresco"

(Clique para aumentar)

Mais uma vez:
"Pão com sardinha e ovo".
(Clique para aumentar)
E aí?
 Dei uma valorizada no produto, ou acabei enfeitando demais no batizado?