terça-feira, 24 de maio de 2011

Red Hot (and Sweet) Chili Peppers

Eu, como muitos, adoro uma pimentinha.
Não sou daquelas loucas, mas acho que (quase) sempre cai bem!
Pode ser vermelha, verde, seca, molho, do reino, fritinha...
(Clique na foto para ampliar)
Já até fiz a besteira de apostar com um mexicano legítimo
 que comeria uma "daquelas" pimentas, e me lembro que me sai bem,
 os que viram ficaram impressionados, comi ela todinha.
Alguns segundos depois, logo após eu abrir o meu sorriso
 de satisfação comigo mesma, uma lágrima começou a
escorrer no cantinho do olho, e, pra piorar, eu comecei a soluçar!
Bom, loucuras à parte, eu ando tendo umas inspirações thai.
Sopinha com leite de côco (e capim limão, hortelã, camarão,
 frango, ou carne...) e, claro, uma pimentinha!
(Clique na foto para ampliar)
Ontem fiz uma sopinha dessas, e esquentou bem!
Coloquei uma pimentinha vermelha, mas havia
comprado a bandeja com 150 gramas.
(Clique para aumentar)
(Esta não é a sopa de ontem, esta foi feita faz alguns dias, mas a de ontem
 ficou parecida - troquei o camarão pelo frango)

Hoje, pensando no que eu iria fazer com aquela pimenta,
decidi por fazer um molho que eu simplesmente a-d-o-r-o: sweet chili sauce.
Já tinha lido algumas receitas deste molho antes, mas nunca havia feito.
Costumava comprar daqueles vidros, que vinham bem
 adocicados e não tão picantes, mas mesmo assim, muito bons.
Foi aí que comecei a fazer o meu red hot and sweet chili pepper sauce!

Não coloquei muito das sementes, porque sabia
 que estas pimentas já estavam ardidinhas.
Cortei-as em tiras, coloquei-as na panela com três dentes de alho
 picados (assim, com o "miolinho" mesmo).
Uma xícara de açúcar, uma xícara de água, e meia de vinagre de maçã.
Deixei cozinhar até que reduzisse bem.
Coloquei duas colheres de amido de milho
 misturadinho com meia xícara de água.
Deixei apurar um pouco.
Aí acrescentei mais duas colheres de sopa de
açúcar e uma de vinagre. Dei mais uma mexidinha.
E lá estava meu molho de pimentas pronto!
Fiquei bem feliz ;)
Fiz um arroz jasmim, sem tempero nenhum, uns camarões
 cozidos no leite com um pouquinho de sal, e molho de pimenta agridoce!
(Clique na foto para ampliar)
Hmmmm...
E não imaginei outra forma de montar
 esse prato, a não ser enformar o arroz.
Pode ser considerado brega atualmente para alguns,
mas colocar o molhinho ali no meio foi perfeito para ir
apimentando aos poucos o meu prato -
tão quentinho, tão apimentado e tão doce!
(Clique na foto para ampliar)